domingo, 19 de agosto de 2012

Mesas clair/obscur

60 x 60 x 30cm
As mesas Clair-Obscur são um clin d'œil ao famoso ebanista (marceneiro) oficial do rei Louis XIV, André Charles Boulle. Este difundiu uma técnica de marchetaria que hoje possui seu nome.
A técnica usada é o corte-sobreposto que consiste na sobreposição de uma lâmina clara e escura, no corte das duas ao mesmo tempo e depois, na incrustação das peças claras no fundo escuro e contrariamente. No século 17,  as matérias usadas nos móveis reais e também da alta sociedade, eram o latão, o estanho, a casca de tartaruga (natural ou tingida  de vermelho ou mais raramente de azul) e o ébano. A lâmina de ébano podia ser substituida por outra madeira tingida preta de menor custo.
marchetaria contemporânea

Aqui foi usada a lâmina de roxinho (do Brasil) e a lâmina de ácer/maple (do Canadá) a fim de obter-se este contraste clair/obscur com um desenho da flor de jacarandá em linhas contemporâneas. As mesas medem 60 x 60 x 30 cm.

madeira de roxinho e de maple/ácer

Agradeço muitíssimo minha amiga Nadine Amorim que fez uma pausa em Porto Alegre durante sua viagem no redor do mundo e que é a talentuosa pessoa que fez essas fotografias.
Estas mesas podem ser adqueridas em exclusividade na GALERIA 189 em Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário