domingo, 5 de agosto de 2012

Cozinha sob medida de pau ferro natural

Meu blog intitula-se marcheteiro, ébanista, marceneiro. Frequentemente as pessoas me questionam sobre o que é ser ébanista. 
O projeto que segue define claramente o que é o trabalho de um ébanista. 
No século 16 e 17 na Europa, a madeira de ébano era importada da Asia e da Africa e era uma matéria preciosa e cara. Os marceneiros afim de economizá-la começaram a usá-la em lâminas de mais ou menos 2 cm ao invés de usá-la maciça. Esta espessura de 2 cm permetia de esculpir o ébano em baixo relevo como se fazia na época. Com o tempo e os progressos técnicos, com propósito de economizar matéria tão preciosa, o hábito de lâminar a madeira se desenvolveu e se tornou uma especialidade de alguns marceneiros que adotaram o nome de ebanistas.


Esta cozinha sob medida é um trabalho de ebanista porque nela foi usada a técnica de laminação de madeira natural aplicada sob um suporte (madeira maciça, chapa de MDF).
O desenho da lâmina combina na altura das portas (inferiores e superiores). É madeira de pau ferro, originária do Brasil. A estrutura é de mdf preto, os puxadores de alumínio escovado e a pia é de granito preto com veios brancos.
Projetei esta cozinha de accordo com o cliente que escolheu na parede um porcenalato bege e no piso um revestimento cerâmico com acabamento envelhecido.


Ficamos à sua disposição para projetar seus móveis de cozinha com trabalho de laminação de madeira ou outro tipo de acabamento.

Um comentário: