segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Coleção Madame de Pompadour

   Et bien voilà c'est fait!!!

É com prazer que apresento hoje a nova coleção com flores do passado intitulada Madame de Pompadour. Na postagem de  25/11/2012, já dei algumas informações sobre esta mulher muito poderosa durante o reinado de Louis XV.

Flor MdP 2
Flor MdP 1
Esses quatro quadros que medem 16 x 11 x 3cm são as exatas réplicas de detalhes do tampo da mesa de escritura (ver imagem abaixo) de estilo Louis XV/transição concebida pelo ebanista-marcheteiro Jean-François Oeben. Marceneiro oficial do rei, ele é o inventor de inúmeras mesas e móveis com mecanismos astuciosos, freqüentemente com compartimento segredo. Além disso, ele era um mar-


Flor MdP 3
Flor MdP 4
-cheteiro famoso e desenvolveu um estilo próprio, com muitos detalhes e bom gosto. Mas se a  mesa é um clássico na forma e no mecanismo, do trabalho de Oeben, a marchetaria, ela, fica original no estilo do marcheteiro. O fato de ter usado o desenho do vestido de Madame de Pompadour, protetora de Oeben, dá um toque de originalidade a esse móvel.

É interessante observar que todas as madeiras usadas nestas marchetarias são naturais e sem nenhum tingimento. A peça original (abaixo)  há dois séculos era bem mais colorida e não como temos o hábito de imaginar um móvel antigo: sem cores vivas, amarelado. Mas temos que ter consciência que quando o rei, barão ou outro visconde recebia sua encomenda era bem como esta nova coleção; colorida, alegre, contrastante.

Museu Cognacq-Jay - Paris (foto Jean-Luc Tamisier)

Como sempre esta coleção se encontra nas lojas parceiras: Galeria 189, Histórias na garagem e Pérolas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário