domingo, 30 de dezembro de 2012

Caixa: segredo, mistério e proibição

A caixa, o báu, o porta-jóais sempre veicularam através de suas funções um sentimento de segredo, de mistério e de proibido que encantam homens e mulheres.

Durante os quatros últimos anos, le faubourg atelier desenvolveu vários tipos de caixas de tamanhos, formas e funçōes diferentes. Alguns modelos foram únicos (presente de casamento), outros em série mais importantes (brinde de uma marca para seus clientes). Mas a maioria dessas caixas são pequenas coleções numeradas. 

A única coisa que todas têm em comun é que são marchetadas. De madeira, de palha, maciça, laminada, com compartimento segredo ou não.

As fotografias que seguem são uma apresentação não exaustiva do que foi produzido. Alguns modelos ainda estão disponíveis nas lojas parceiras.









A clássica do atelier: 10 x 10 x 10 cm. Aqui a coleção "matière"que valoriza a textura e a riqueza da madeira. A marchetaria fica presente simbolicamente através de um quadrado. Várias outras lâminas de madeira foram usadas nesta coleção masculina.




Mesma coleção "matière" com um formato maior. Lâmina de jacarandá (certificada pelo Ibama) com um detalhe marchetado do brinco de princesa.




 








O brinco de princesa e a flor do jacarandá, ambos símbolos do Rio Grande do Sul, foram apresentados sobre caixas de diferentes formatos e com acabamento de eucalipto e roxinho.



O trabalho de marchetaria é antigo e mantém-se atual com novos materiais e aplicações. Este porta-joias é feito a partir de ébano verde maciço, lâmina de ébano verde e palha marchetada.
É uma criação livremente inspirada nos trabalhos de decoradores franceses das décadas de 30 e 40, como Jean-Michel Franck, André Groult, Emile Rulhmann.
Esta peça é única e se chama Mademoiselle e tem dimensões modesta (241x190x70 mm) com três compartimentos. Sua tampa é colocada sobre um pequeno cavalete marchetado de palha. 







Ao contrário da precedente peça, esta caixa foi realizada em 150 exemplares para o lançamento do novo perfume  da loja.
O logotipo da marca foi marchetado de  madeira tingida cinza sobre um fundo preto no tampo e gravado em uma plaquinha de metal na frente da caixa.











A foto seguinte é da última coleção de caixas que estreou o 25 de novembro de 2012 Mais informações na postagem da mesma data.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Coleção Madame de Pompadour

   Et bien voilà c'est fait!!!

É com prazer que apresento hoje a nova coleção com flores do passado intitulada Madame de Pompadour. Na postagem de  25/11/2012, já dei algumas informações sobre esta mulher muito poderosa durante o reinado de Louis XV.

Flor MdP 2
Flor MdP 1
Esses quatro quadros que medem 16 x 11 x 3cm são as exatas réplicas de detalhes do tampo da mesa de escritura (ver imagem abaixo) de estilo Louis XV/transição concebida pelo ebanista-marcheteiro Jean-François Oeben. Marceneiro oficial do rei, ele é o inventor de inúmeras mesas e móveis com mecanismos astuciosos, freqüentemente com compartimento segredo. Além disso, ele era um mar-


Flor MdP 3
Flor MdP 4
-cheteiro famoso e desenvolveu um estilo próprio, com muitos detalhes e bom gosto. Mas se a  mesa é um clássico na forma e no mecanismo, do trabalho de Oeben, a marchetaria, ela, fica original no estilo do marcheteiro. O fato de ter usado o desenho do vestido de Madame de Pompadour, protetora de Oeben, dá um toque de originalidade a esse móvel.

É interessante observar que todas as madeiras usadas nestas marchetarias são naturais e sem nenhum tingimento. A peça original (abaixo)  há dois séculos era bem mais colorida e não como temos o hábito de imaginar um móvel antigo: sem cores vivas, amarelado. Mas temos que ter consciência que quando o rei, barão ou outro visconde recebia sua encomenda era bem como esta nova coleção; colorida, alegre, contrastante.

Museu Cognacq-Jay - Paris (foto Jean-Luc Tamisier)

Como sempre esta coleção se encontra nas lojas parceiras: Galeria 189, Histórias na garagem e Pérolas do Brasil.

Logotipo

Um presente simples, personalizado e de bom gosto esta série de acessórios com o logotipo de sua empresa ou marca.
Posso falar assim dessas peças sem falsa modéstia porque este projeto nao é meu mas da arquiteta/designer Maria Cristina de Azevedo mais conhecida pelo nome de Tina (escritório de arquitetura e design Tina e LUI).


De lâmina natural tingida preta com o logotipo marchetado em madeira de mogno e de cedro gaúcho com um verniz fosco. Protetor de mesa, suporte para teclado e um mouse pad redondo formam o conjunto.