domingo, 9 de outubro de 2011

Coleção de abertura do show-room: os expositores Dali

É com muita satisfação que apresento hoje os expositores Dali que foram destaque no lançamento do novo perfume "Enquanto...", da maison do estilista Rui Spohr.

Jornal o Sul 06/11/2011, colona Paulo Gasparotto, foto Fredy Vieira



Os expositores Dali fazem referência à obra "a tentação de Santo Antônio" do pintor Catalão, devido as suas proporções.

Têm como função proteger, apresentar e valorizar um objeto, uma escultura, uma obra. Por isso possuem duas portinhas que protegem os objetos da luz natural direta, que pode alterar e danificar as cores e texturas durante exposições quotidianas. 

A parte interna é laqueada fosca para não competir com a peça apresentada. Uma lâmpada móvel, que não necessita conexão na rede de tipo led proporciona uma luz suave dentro da parte interna.





Além de um acabamento diferente, os dois expositores podem parecer idênticos na forma, porém não são.

O de lâmina de zebrano (esquerda) possui uma forma mais simples sem relevo, onde é a madeira e o jogo com o desenho da fibra (vertical, horizontam, em cruz, convergente...) que é valorizada. 

O expositor de palha (direita), em sua parte superior há um desnível entre os pés e os lados, criando jogos de superfícies valorizando os degradés naturais da palha aplicada horizontalmente. Nas portas o desenho da marchetaria é convergente para o centro revelando o brilho desta matéria extraordinária.

Um segredo de artesão: o papel de puxador é realizado por um espaço vazio no centro exato das portas marchetadas por duas razões: estética, um design mais limpo, puro, sem interferência; técnica: é muito difícil conseguir um centro perfeito neste tipo de desenho. Por esta astúcia resolvo dois problemas, mas por favor, não conta para ninguém!!

Pode encontrar estas duas peças no show-room que fica no espaço C no bairro Petrópolis em Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário