sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cômoda Louis XVI

É com muito prazer que apresento esta nova parceria com a loja Mercado Negro que fica no Caminho dos Antiquários no centro histórico de Porto Alegre. Uma cômoda no puro estilo Louis XVI . Ela mede 1,00 (larg) x 0,46 (prof) x 0,90 (alt).

O desenho da marchetaria é de Jean-Henri Riesener, ebanista (marceneiro) oficial do rei Louis XVI de 1774 até 1789. Já na época Riesener tinha o hábito de usar o mesmo desenho sobre diferentes móveis. Esta marchetaria já foi aplicada sobre uma cômoda para o quarto de Madame Elisabeth no Palácio de Versailles em 1778 e também sobre uma cômoda para o gabinete interno do rei Louis XVI no castelo de Fonteinebleau em 1784. Atualmente estes 2 móveis ficam na coleção de James A. de Rothschild no Waddesdon Manor na Inglaterra e nas galerias do Oesterreichisches museum em Viena. A técnica de trabalho e as lâminas de madeira usadas para realizar esta marchetaria são as mesmas que foram usadas na época. Técnica "elemento por elemento" e lâminas de ácer tingida, roxinho, pereira, rádica de tuya, rádica de myrthe tingida, buxo, satiné de Guyana, tulipeiro.

A forma da cômoda foi inspirada por um móvel de apoio também de Jean-Henri Riesener que fica exposto no museu das Arts Décoratifs em Paris. A estrutura deste móvel foi realizada pela marcenaria Newton móveis. Ela é laminada de madeira de goiabão escuro, louro do Acre, roxinho e com detalhes de filetes de marfim arana e madeira tingida preta. O tampo é formado de um mármore nos tons roxo e branco. Alguns bronzes ornam e marcam as gavetas, lados e cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário