sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cômoda Louis XVI

É com muito prazer que apresento esta nova parceria com a loja Mercado Negro que fica no Caminho dos Antiquários no centro histórico de Porto Alegre. Uma cômoda no puro estilo Louis XVI . Ela mede 1,00 (larg) x 0,46 (prof) x 0,90 (alt).

O desenho da marchetaria é de Jean-Henri Riesener, ebanista (marceneiro) oficial do rei Louis XVI de 1774 até 1789. Já na época Riesener tinha o hábito de usar o mesmo desenho sobre diferentes móveis. Esta marchetaria já foi aplicada sobre uma cômoda para o quarto de Madame Elisabeth no Palácio de Versailles em 1778 e também sobre uma cômoda para o gabinete interno do rei Louis XVI no castelo de Fonteinebleau em 1784. Atualmente estes 2 móveis ficam na coleção de James A. de Rothschild no Waddesdon Manor na Inglaterra e nas galerias do Oesterreichisches museum em Viena. A técnica de trabalho e as lâminas de madeira usadas para realizar esta marchetaria são as mesmas que foram usadas na época. Técnica "elemento por elemento" e lâminas de ácer tingida, roxinho, pereira, rádica de tuya, rádica de myrthe tingida, buxo, satiné de Guyana, tulipeiro.

A forma da cômoda foi inspirada por um móvel de apoio também de Jean-Henri Riesener que fica exposto no museu das Arts Décoratifs em Paris. A estrutura deste móvel foi realizada pela marcenaria Newton móveis. Ela é laminada de madeira de goiabão escuro, louro do Acre, roxinho e com detalhes de filetes de marfim arana e madeira tingida preta. O tampo é formado de um mármore nos tons roxo e branco. Alguns bronzes ornam e marcam as gavetas, lados e cantos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Caixa marchetada rio-grandense-do-sul


Depois dos pássaros franceses e das flores do século 17 e 18 me parecia lógico homenagear minha terra de hospitalidade. O brinco de princesa, símbolo gaúcho com sua flores em inflorescências singelas e delicadas pendentes nas cores violetas e rosas, e a flor de jacarandá, perfumada, de coloração azul ou arroxeada em forma de trompete, típica do sul do Brasil, estão hoje disponíveis em marchetaria. Dois tipos de aplicação: sobre quadro de 18 x 18 x 2 cm e sobre caixa de 23 x 23 x 10 cm com acabamento claro (lâmina de eucalipto) ou escuro (lâmina de roxinho).
Essas marchetarias estão expostas em exclusividade na loja Espaço C, onde elas podem ser adqueridas. Para os interessados fora do Estado do Rio Grande do Sul é possivel adquiri-las via postal.

Quadro marchetado: pássaros franceses (e do mundo)


Esta coleção realizada a partir de desenhos de Dominique Camarone tem por tema os pássaros das cidades e dos campos franceses. Estes quadros sobre um fundo claro (lâmina de madeira de maple/ácer) medem 12 x 12 x 3 cm. Eles estão apresentados numa caixa que serve de aparador e de proteção. Cada marchetaria está acompanhada no verso de um texto explicativo. Os quadros podem ser adqueridos com exclusividade nas lojas parceiras : Um café, Oficina de idéias e Espaço C.


Quadro marchetado: flores do passado


Esta coleção formada de 4 quadros (16 x 11 x 3 cm) tem por tema alguns detalhes de marchetarias do século 17 e 18 de móveis realizados pelos mais famosos ebanistas-marcheteiros da época. Eles pertenciam à corte da França e atualmente fazem parte de ecervos de museus ou coleções privadas tal qual o J-P Getty museum em Los Angeles, a coleção Patridge Fine Art em Londres e a coleção del Duca em Paris. Cada quadro é acompanhado no verso de uma ficha explicando precisamente sobre qual móvel a marchetaria se situa, quem foi o autor na época e onde esta exposto atualmente. As peças são numeradas e podem ser adqueridas com exclusividade nas seguintes lojas e espaços culturais : Um café, Oficina de idéias e Espaço C.
Esta coleção também está disponível em fundo preto.