sexta-feira, 27 de novembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Flores


As flores mostradas nos  slides acima são reproduções de detalhes de marcheterias aplicadas sobre móveis dos séculos 17 e 18. As peças originais foram feitas por Jean-François Oeben, Jean-Henri Riesener, Philippe-Jean e Charles-Joseph Boulle, filhos de André-Charles Boulle, que deu seu sobrenome a uma técnica de corte em sobreposição. Alguns destes móveis pertencem a  cobiçadas coleções pertencentes a museus como o J-P Getty em Los Angeles, Nissim de Camondo  em Paris,  Partridge Fine Arts em Londres e no Waddesdon Manor, em Buckinghamshire, na Inglaterra.
Para fazer as reproduções das flores, utilizei lâmina natural de madeira aplicadas em quadros com dimensões de 21cmx13cmx3cm. As peças têm  identificação própria com o selo Fg (Le Faubourg atelier) na sua borda direita e são numeradas de 1 a 7, pois são apenas sete exemplares de cada. São quadros destinados à decoração de ambientes diversos, que podem ser adquiridas na loja Mercado Negro e são embaladas em uma caixa com o histórico da obra. 
Para pedidos em outros tamanhos, entre em contato conosco pelo e-mail lefaubourgatelier@gmail.com ou pelo telefone (+55 51) 9380-5754.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Expo Acabamento

Le Faubourg Atelier em parceria com a Personart estará com alguns trabalhos participando da Expo Acabamento, que acontece na Fiergs, em Porto Alegre, de 21 a 24 de outubro. Esperamos sua visita. A entrada é franca.
A Expo Acabamento é direcionada a profissionais da arquitetura, agregando urbanistas, paisagistas,arquitetos de interiores bem como construtoras, lojas de materias de construção, designers, decoradores e profissionais do ramo.

domingo, 4 de outubro de 2009

Jean-François Oeben



De origem alemã, Jean-François Oeben nasceu em 1721, em Heinsberg perto de Aix-la-Chapelle. Da sua juventude pouco se sabe, excepto que fez a sua aprendizagem em escultura em madeira e serralharia mecânica. Em Paris, residiu no Faubourg Saint-Antoine e, em 1749, casou-se com Françoise-Marguerite Vandercruse, filha do conhecido ebanista francês Vandercruse (Lacroix). Por influência do sogro tem acesso à oficina de Charles-Joseph Boulle, filho de André-Charles Boulle, onde começa a trabalhar. Sua habilidade depressa é reconhecida e começa a fornecer “merciers” e a executar alguns móveis para Madame Pompadour. Em 1754 obtém o lugar de “ebanista do rei” na manufatura dos Gobelins. Sua arte não se limita à marchetaria - realizou verdadeiras composições pictóricas de grande beleza - mas também aos complicados mecanismos dos móveis que executa, resultantes dos seus conhecimentos de serralharia. Tal habilidade, levou-o a receber o título de “ebanista-mecânico do rei”, em 1760. Oeben morreu em 1763.

sábado, 3 de outubro de 2009

Flor nº1

Esta estampa é um detalhe da marchetaria aplicada em uma penteadeira de Jean-François Oeben (1721-1763) ebanista (marceneiro) oficial do Rei Luís XV na segunda parte do século XVIII. É feita em madeira de pereira, tinéo, radica de amboine, imbuia e madeira tingida.
Oeben era o ebanista favorito de Madame de Pompadour, amante do Rei Luís XV e grande protetora das artes, e também favorito de seu irmão, o Marquês de Marigny, diretor geral dos edifícios do Rei. Graças a eles, obteve o título de Operário da Corte na Manufatura de Gobelins em 1754. Atualmente este móvel pertence ao acervo do J-Paul Getty Museum, em Los Angeles.
Este modelo, que se chama “Flor n°1”, foi reproduzido em sete exemplares e tem o número 0/7. Leva a estampilha Fg na sua borda direita.