sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sob medida: Concluindo



Nesta primeira série intitulada Sob Medida, trouxemos a público alguns trabalhos de aplicação da marchetaria em obras, projetos e objetos que exigiam uma adequação de nossos trabalhos.

São exemplos para arquitetos e outros profissionais, bem como o público em geral, para visualizarem na prática as possibilidades desta técnica. Em breve retomamos a série com novos trabalhos.

A porta da foto ao lado, cujo desenvolvimento já abordamos no primeiro post da série, teve a marcenaria e o verniz executados pela Centenarte.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sob medida: Estante com marchetaria

A pintura de Gasiorowski serviu de base para a aplicação em marchetaria com diferentes laminações
A estante com detalhe em marchetaria é um projeto criado por mim, inspirado em uma pintura de Gérard Gasiorowski. Fiz uma aplicação de marchetaria em releitura de sua obra e reservei espaço para livros e objetos em cada lado de uma lareira. Para o chapeamento (acabamento, laminações) busquei lâminas de carvalho, freixo, radica de carvalho e carvalho dos pântanos.

Sob Medida: Mesa deslizante



Esta mesa é um projeto do  arquiteto Paulo Reyes. É  uma mesa de apoio que a maior parte do tempo permanece contra a parede do fundo e pode servir tanto como  aparador quanto  uma mesa de trabalho.  Ao deslocá-la para o centro da sala, ela serve como mesa de jantar. É uma proposta que resolve tranquilamente o problema de espaço para um pequeno apartamento. Meu trabalho foi para o acabamento da mesa, para a qual utilizei laminações em Jatobá  e criei o bastidor que mante a mesa junto à parede, liberando o espaço quando não está sendo utilizada.

Sob medida: Quadros

A mesma ilustração ganhou multiplicidade com uso de diferentes cores na laminação
Este trabalho foi bem prazeroso e foi criado para a arquiteta Betina Martau. Ela partiu de um projeto de sua autoria para uma casa em Gramado, na serra gaúcha, e solicitou quadros com dimensões especificas para decorar a parede sobre uma lareira. Inicialmente, pensei em uma série com ilustrações diferentes a partir de pinturas de Gérard Gasiorowski, mas para manter o orçamento inicial, optamos por uma única ilustração, reproduzida em diferentes aplicações. O resultado são seis quadros de 90X35 cm com laminações em madeiras diversas, brincando com tons e sobretons, claro e escuro, em um efeito de diversidade bastante harmônico.

domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto sob medida

Le Faubourg atelier vai iniciar uma série de postagens sobre projetos sob medida realizados no Brasil e na França. Estes projetos têm em comum a utilização da marchetaria ou pelo menos da lâmina de madeira natural.

O primeiro projeto é um armário com 3 portas deslizantes em um apartamento no bairro Bela Vista em Porto Alegre. As portas medem 2020 x 750 mm e ficam em uma parte mais íntima do apartamento onde só as pessoas mais próximas dos proprietários podem vê-las. O projeto foi concebido pela arquiteta Cristina Pacheco. 

                            
De acordo com o desejo dos clientes e após vários encontros e esboços, decidiu-se usar só 3 madeiras como o maple (ácer) para o fundo, o jatobá e curupixa pommelé para as árvores, afim de conseguir  maior leveza nos traços e um arranjo contemporâneo. O resultado antes da colagem das marchetarias sobre as portas em mdf cru é o seguinte:

                                                      

domingo, 2 de maio de 2010

Dois armários diferentes


1972
O armário 1972 foi elaborado com lâmina de pau ferro natural em seu exterior e laca verde por dentro. Seu estilo é uma releitura do design dos anos 70 feita com exclusividade para a Habitart, em Porto Alegre. Suas portas são retráteis permitindo seu uso como um aparador. Tem 1,52 m de altura, 0,73m de largura e e 0,51 de profundidade. Este armário tem especial valor afetivo para mim, pois é minha primeira obra criada para o Brasil e seu nome faz referência ao ano em que nasci: 1972.



Semainier
Já o gaveteiro foi concebido a partir de algumas indicações do próprio cliente Mercado Negro, onde pode ser adquirido assim como outras criações de minha autoria. É um móvel que agrega beleza e funcionalidade. Quando se abre sua porta, ela deixa aparecer sete gavetas, uma para cada dia da semana. Fiz uma aplicação de pássaros e borboletas no estilo do início do século 18 e utilizei ipê maciço e laminado. Esta marchetaria foi composta a partir de 15 diferentes essências.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Porta-joias

O trabalho de marchetaria é antigo e mantém-se atual com novos materiais e aplicações. Este porta-joias da foto é feito a partir de ébano verde maciço, lâmina de ébano verde e palha marchetada.
É uma criação livremente inspirada nos trabalhos de decoradores franceses das décadas de 30 e 40, como Jean-Michel Franck, André Groult, Emile Rulhmann.
A peça nas fotos se chama Mademoiselle e tem dimensões modestas (242x190x70 mm), com três compartimentos. Sua tampa é colocada sobre um pequeno cavalete marchetado de palha.
É uma boa sugestão de presente para jovens adolescentes organizarem suas primeiras jóias e bijuterias. Pode ser personalizada com letras marchetadas ao lado do espelho. Consulte-nos sobre prazo de entrega e valores.